Quantidade de Páginas visitadas

            Compete à equipe pedagógica:
  • coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do Projeto Político-Pedagógico e do Plano de Ação do estabelecimento de ensino;
  • orientar a comunidade escolar na construção de um processo pedagógico, em uma perspectiva democrática;
  • participar e intervir, junto à direção, na organização do trabalho pedagógico escolar, no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação escolar;
  • coordenar a construção coletiva e a efetivação da proposta pedagógica curricular do estabelecimento de ensino, a partir das políticas educacionais da SEED e das Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais;
  • orientar o processo de elaboração dos Planos de Trabalho Docente junto ao coletivo de professores do estabelecimento de ensino;
  • acompanhar o trabalho docente, quanto às reposições de horas aula aos discentes;
  • promover e coordenar reuniões pedagógicas e grupos de estudo para reflexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico visando à elaboração de propostas de intervenção para a qualidade de ensino para todos;
  • participar da elaboração de projetos de formação continuada dos profissionais do estabelecimento de ensino, que tenham como finalidade a realização e o aprimoramento do trabalho pedagógico escolar;
  • organizar, junto à direção da escola, a realização dos Pré- Conselhos e dos Conselhos de Classe, de forma a garantir um processo coletivo de reflexão-ação sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no estabelecimento de ensino;
  • coordenar a elaboração e acompanhar a efetivação de propostas de intervenção decorrentes das decisões do Conselho de Classe;
  • subsidiar o aprimoramento teórico-metodológico do coletivo de professores do estabelecimento de ensino, promovendo estudos sistemáticos, trocas de experiência, debates e oficinas pedagógicas;
  • organizar a hora-atividade dos professores do estabelecimento de ensino, de maneira a garantir que esse espaço-tempo seja de efetivo trabalho pedagógico;
  • proceder à análise dos dados do aproveitamento escolar de forma a desencadear um processo de reflexão sobre esses dados, junto à comunidade escolar, com vistas a promover a aprendizagem de todos os alunos;
  • coordenar o processo coletivo de elaboração e aprimoramento do Regimento Escolar, garantindo a participação democrática de toda a comunidade escolar;
  • participar do Conselho Escolar, quando representante do seu segmento, subsidiando teórica e metodológicamente as discussões e reflexões acerca da organização e efetivação do trabalho pedagógico escolar;
  • coordenar a elaboração de critérios para aquisição, empréstimo e seleção de materiais, equipamentos e/ou livros de uso didático-pedagógico, a partir do Projeto Político-Pedagógico do estabelecimento de ensino;
  • participar da organização pedagógica da biblioteca do estabelecimento de ensino, assim como do processo de aquisição de livros, revistas, fomentando ações e projetos de incentivo à leitura;
  • acompanhar as atividades desenvolvidas nos Laboratórios de Informática;
  • propiciar o desenvolvimento da representatividade dos alunos e de sua participação nos diversos momentos e Órgãos Colegiados da escola;
  • coordenar o processo democrático de representação docente de cada turma;
  • colaborar com a direção na distribuição das aulas, conforme orientação da SEED;
  • coordenar, junto à direção, o processo de distribuição de aulas e disciplinas, a partir de critérios legais, didático-pedagógicos e do Projeto Político-Pedagógico do estabelecimento de ensino;
  • acompanhar os estagiários das instituições de ensino superior,quanto as atividades a serem desenvolvidas no estabelecimento de ensino;
  • acompanhar o desenvolvimento do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação – Profuncionário, tanto na organização do curso, quanto no acompanhamento da Prática Profissional Supervisionada dos funcionários cursistas da escola e/ou de outras unidades escolares;
  • promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social;
  • coordenar a análise de projetos a serem inseridos no Projeto Político-Pedagógico do estabelecimento de ensino;
  • acompanhar o processo de avaliação institucional do estabelecimento de ensino;
  • participar na elaboração do Regulamento de uso dos espaços pedagógicos;
  • orientar, coordenar e acompanhar a efetivação de procedimentos didático-pedagógicos referentes à avaliação processual e aos processos de classificação, reclassificação, aproveitamento de estudos, adaptação e progressão parcial, conforme legislação em vigor;
  • organizar as reposições de aulas, acompanhando junto à direção as reposições de dias, horas e conteúdos aos discentes;
  • orientar, acompanhar e vistar periodicamente os Livros de Registro de classe e da Ficha Individual de controle de nota e freqüência;
  • organizar registros de acompanhamento da vida escolar do aluno;
  • organizar registros para o acompanhamento da prática pedagógica dos
  • profissionais do estabelecimento de ensino;
  • solicitar autorização dos pais ou responsáveis para realização da avaliação Educacional do Contexto Escolar, a fim de identificar possíveis necessidades educacionais especiais;
  • coordenar e acompanhar o processo de Avaliação Educacional no Contexto Escolar, para os alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem, visando encaminhamento aos serviços e apoios especializados da Educação Especial, se necessário;
  • acompanhar os aspectos de sociabilização e aprendizagem dos alunos, realizando contato com a família com o intuito de promover ações para o seu desenvolvimento integral;
  • acompanhar a freqüência escolar dos alunos, contatando as famílias e encaminhando-os aos órgãos competentes, quando necessário;
  • acionar serviços de proteção à criança e ao adolescente, sempre que houver necessidade de encaminhamentos;
  • orientar e acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos com necessidades educativas especiais, nos aspectos pedagógicos, adaptações físicas,curriculares, e no processo de inclusão na escola;
  • manter contato com os professores dos serviços e apoios especializados de alunos com necessidades educacionais especiais, para intercâmbio de informações e trocas de experiências, visando à articulação do trabalho pedagógico entre Educação Especial e ensino regular;
  • assegurar a realização do processo de avaliação institucional do estabelecimento de ensino;
  • Manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com colegas, alunos, pais e demais segmentos da comunidade escolar;
  • zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias;
  • manter manter elaborar seu Plano de Ação;
  • manter cumprir e fazer cumprir o disposto no Regimento Escolar.






Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito